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Resenha - Qualidade no atendimento


Por Keline Lopes Galacha.
Hoje em dia as empresas estão tão focadas na produção de seus bens e serviços que tem se esquecido do quesito qualidade no atendimento, que é fundamental para crescimento da mesma e diferencial ante a concorrência. Muitas empresas estão investindo em maquinários, em tecnologias avançadas, porém tem deixado a desejar quando estão prestes a oferecer, apresentar seus produtos aos seus clientes.
Empresas que investem na capacitação de seus colaboradores, garantem uma venda eficaz, pois quando os colaboradores estão bem capacitados representam bem as suas empresas, vendem seus produtos e serviços não necessitando de tanta propaganda, pois o serviço e o produto por si só já responde tudo.
O bom atendimento é o que garante o sucesso da empresa. A empresa estará bem representada quando o subordinado for bem qualificado no atendimento ao cliente, passando segurança nas informações prestadas, procurando sanar as dúvidas do cliente de forma a deixá-lo a par daquilo que está sendo oferecido.
O profissional para estar capacitado precisa conhecer bem as funções que deve desempenhar dentro da empresa, as normas, regras e procedimento da mesma; ser apto a ouvir para detectar o que realmente o cliente necessita; observar o cliente em sua totalidade, a fim de satisfazê-lo e utilizar um vocabulário simples e claro, facilitando assim sua compreensão;
O cliente merece respeito, atenção e está resguardado pelo Código de Defesa do Consumidor, que é seu manual de direitos garantidos ante as empresas, por isso a grande necessidade de qualificar os colaboradores para que os mesmos estejam preparados para atender ao público.
Cada dia que passa os consumidores estão mais exigentes, querem ter suas necessidades primária e secundárias bem atendidas, e as empresas, movidas pela concorrência, se especializam cada vez mais. A empresa que não investe em seu crescimento intelectual não alcança lucros.
Entrevista ao administrador da Unidas Rent a Car de Porto Seguro:
1) Que tipo de serviço a Unidas Rent a Car oferece como diferencial a fim de satisfazer seus clientes?
Qualidade dos produtos, oferecendo veículos novos, confiáveis. Assistência 24 horas com serviço de taxi, hospedagem, trazendo conforto ao cliente. Comodidade, pois a Unidas é a única locadora no país que tem parceria com uma companhia aérea: Gol, sendo assim, quando o cliente compra sua passagem na Gol, pode efetuar a locação do carro com baixa tarifa, sendo a tarifa mais baixa do Brasil. Sem contar que a Unidas é a única locadora no Brasil que dá ao cliente a economia e comodidade na entrega do veículo, pois o cliente pode locar o carro num estado e devolve-o em outro pagando apenas a diária, não sendo cobrada a taxa de retorno.
2) Como é efetuado o atendimento junto ao cliente?
Ao receber o cliente, o atendente da Unidas, apresenta a empresa e toda prestação de serviço que a mesma oferece, como carros em suas categorias, tarifas, diárias, etc. O cliente é ouvido e tem as informações disponibilizadas de forma clara e precisa.
3) Os atendentes recebem capacitação para executarem suas tarefas?
Assim que o funcionário, atendente, entra na empresa recebe o Treinamento Operacional através da intranet da Unidas (método e-learning), em forma de módulos, tendo a durabilidade de trinta dias, após esse período o funcionário é submetido a uma prova on line, a fim de avaliar os conhecimentos adquiridos.
4) Quais os objetivos da Unidas?
Superar as expectativas de clientes, colaboradores e investidores.