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Qualidade no atendimento ao cliente

Faculdades do Descobrimento-Facdesco


Departamento de administração Geral

Discente Nailza Oliveira Batista Porto




Atualmente no mundo dos negócios, o cliente não quer que o vendedor seja apenas educado que lhe trate bem, cliente busca que os administradores prevejam as suas necessidades ou que surpreendam suas expectativas. É preciso estabelecer uma comunicação entre o cliente e a empresa para que suas reclamações e sugestões sejam ouvidas com muita atenção e que seja aplicada dentro da empresa através de melhores produtos e serviços, pois o cliente satisfeito proporcionará o crescimento da empresa.

Todos os colaboradores da empresa precisam ter esse comprometimento para com os clientes proporcionando um bom atendimento, e que esses fatores passem a ser o objetivo principal para a conquista de novos clientes.

De acordo com Maximiano: “Na empresa inovadora, a parte mais importante é o pessoal que faz a pesquisa e desenvolvimento, ou que trabalha com o conhecimento, é de quem a inovação depende” (2004, pág. 445).

Para que uma empresa possa crescer ela precisa estar sempre inovando, capacitando os seus colaboradores ou caso contrário o seu concorrente o fará. O poder de compra e venda está nas mãos do cliente, através do seu direito de escolha, a empresa que não procurar conhecer as suas necessidades com certeza irá perdê-la para o concorrente. Porque no mundo globalizado em que vivemos, os clientes não querem só cortesias, querem muito mais, querem serviços que agreguem valores, ética e qualidade que é o diferencial entre a concorrência. Com muitas dificuldades, e com o passar do tempo a empresa terá grandes benefícios por causa da qualidade dos serviços prestados.

A imagem da empresa e dos colaboradores tem que está ligada, a participação de todos é muito importante tanto que existe um ditado popular “não existe empresa 100% se o os colaboradores só cooperam com 50%”. Por isso é muito importante que seja estabelecida um elo de a amizade entre colaboradores e clientes.

A empresa não pode esquecer-se do pós- vendas (pesquisa sobre a satisfação do cliente) que é através dessa inovação que a empresa tem a oportunidade de saber a opinião dos seus clientes quanto ao atendimento recebido desde o início da compra até o término. Por exemplo, quando o cliente vai a uma concessionária para comprar um carro novo e alguns dias depois alguém da empresa liga para o cliente para saber sobre o atendimento prestado, o tempo de espera e se está satisfeito com produto comprado.

Acredita-se que esse método traga uma grande satisfação para o cliente, pois assim a empresa mostra que está preocupada em saber se o cliente está satisfeito ou não, se o produto que foi vendido superou as suas expectativas.


Referencia:

MAXIMIANO, Antonio Cesar Amaru. Teoria Geral da administração: da revolução urbana à revolução digital. 4ª Ed. São Paulo: Atlas, 2004.

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