Pesquisar este blog

Qualidade no atendimento ao cliente


Por Nailza Oliveira Batista Porto
De acordo com Maximiano: “Na empresa inovadora, a parte mais importante é o pessoal que faz a pesquisa e desenvolvimento, ou que trabalha com o conhecimento, é de quem a inovação depende” (2004, pág. 445).
Para que uma empresa possa crescer ela precisa estar sempre inovando, capacitando os seus colaboradores ou caso contrário o seu concorrente o fará. O poder de compra e venda está nas mãos do cliente, através do seu direito de escolha, a empresa que não procurar conhecer as suas necessidades com certeza irá perdê-la para o concorrente. Porque no mundo globalizado em que vivemos, os clientes não querem só cortesias, querem muito mais, querem serviços que agreguem valores, ética e qualidade que é o diferencial entre a concorrência. Com muitas dificuldades, e com o passar do tempo a empresa terá grandes benefícios por causa da qualidade dos serviços prestados.
A imagem da empresa e dos colaboradores tem que está ligada, a participação de todos é muito importante tanto que existe um ditado popular “não existe empresa 100% se o os colaboradores só cooperam com 50%”. Por isso é muito importante que seja estabelecida um elo de a amizade entre colaboradores e clientes.
A empresa não pode esquecer-se do pós- vendas (pesquisa sobre a satisfação do cliente) que é através dessa inovação que a empresa tem a oportunidade de saber a opinião dos seus clientes quanto ao atendimento recebido desde o início da compra até o término. Por exemplo, quando o cliente vai a uma concessionária para comprar um carro novo e alguns dias depois alguém da empresa liga para o cliente para saber sobre o atendimento prestado, o tempo de espera e se está satisfeito com produto comprado.
Acredita-se que esse método traga uma grande satisfação para o cliente, pois assim a empresa mostra que está preocupada em saber se o cliente está satisfeito ou não, se o produto que foi vendido superou as suas expectativas.
Referencia:
MAXIMIANO, Antonio Cesar Amaru. Teoria Geral da administração: da revolução urbana à revolução digital. 4ª Ed. São Paulo: Atlas, 2004.
Pesquisa no Google: Administradores.com br. O Portal da administração.