Pesquisar este blog

Administração de uma grande crise


Por Patrícia Nascimento
Sabemos que uma crise ocorre em função de eventos repentinos, ou seja, não esperados e pode provocar prejuízos significativos às empresas, o que, de alguma forma, pode vir a denegrir sua reputação. Sendo assim, se não houverem profissionais capacitados para administrar a situação, a crise pode ser trágica.
Recentemente tivemos o vulcão Eyjafjallajokull, na Islândia, que afetou a Europa principalmente, com o fechamento dos principais aeroportos Europeus e o cancelamento de inúmeros vôos para vários destinos. O prejuízo causado às empresas aéreas pela “semana negra”, como foi chamada POR QUEM?, chegaa uma média de 1,260 milhões de Euros –  sabendo que nem todas as perdas serão recompensadas. JÁ PENSASTES NAS PERDAS QUE SE RELACIONAM A SAÚDE DE MUITOS PASSAGEIROS?. “Dado o tamanho do prejuízo, com certeza o resultado do trimestre das companhias aéreas internacionais será afetado”, afirma o economista-chefe da Austin Rating, Alex Agostini .Foram cancelados em média de 60 mil vôos em toda a Europa e 1,2 milhões passageiros ficaram em solo nos aeroportos, gerando cancelamentos em todo o mundo, e as empresas aéreas tiveram que administrar seus vôos cancelados e acomodar os passageiros, não deixando isto afetar a economia da empresa. Por se tratar de uma catástrofe natural, as companhias aéreas apenas alteraram as passagens para outras datas sem ônus ao passageiro, não tendo obrigação de custos com hotel e alimentação. SEM ÔNUS??? Os passageiros ficaram dias sem uma previsão de abertura do espaço aéreo Europeu, dormindo nos saguões dos aeroportos, na esperança do dia seguinte o seu vôo decolar e conseguir retornar ao seu país de origem ou seguir viagem ao seu compromisso ou passeio, mais a melhoria não chegava e a demanda de pessoas só aumentava, então, diante da situação, algumas empresas aéreas Européias concederam algumas facilidades, tais como: Quais facilidades?
as companhias aéreas brasileiras foram pouco afetadas pois, a maioria não voa para a Europa e a empresa com a maior quantidade de vôos é a TAM, que informou ter apenas 56 vôos cancelados em razão do vulcão. Não foi divulgado o prejuízo, mais informou que os vôos cancelados representaram 2% do total da operação do mês de Abril. O QUE ESSA PORCENTAGEM SIGNIFICA PARA A EMPRESA? SERIA LEGAL DESENVOLVER UM POUCO ISSO.
Agora, os administradores deverão fazer uma avaliação minuciosa de forma a verificar em que medida as empresas foram mais afetadas, a fim de encontrar uma forma a qual possa vir a reduzir esses prejuízos. Portanto, elas deverão montar um planejamento e construir um time especializado em todas as áreas envolvidas; munir-se de todos os equipamentos de comunicação, avaliar todos os riscos, preparando planos para cada uma das decisões que virão a tomar. E ainda, deverão buscar aliança e apoio de diversos segmentos aonde a empresa atua, para que possam ajudar de forma positiva. AJUDAR NO QUE? ESPECIFIQUE!!!
Fonte: desastresaereosnews.blogspot.com/